O PsiTaPP está apoiando a divulgação da pesquisa realizada pela Profa Siva Amorim (UFMG)
Você já sentiu que foi predestinado a fazer o trabalho que você faz?
A teoria do trabalho enquanto vocação explica que em algumas culturas o trabalho pode ser visto como destino e dever, ou seja, uma paixão que gera envolvimento, proporciona propósito e implica sacrifícios.
Porque esse assunto é importante? Algumas pesquisas demonstram que aqueles que veem sua profissão como uma vocação podem experimentar satisfação pessoal, desempenho e bem-estar. Por outro lado, essa visão pode facilitar resultados prejudiciais, como o vício no trabalho e a exploração organizacional.
E você, quer refletir sobre o assunto? A Professora Anna Dalla Rosa, da Universidade de Padua, está conduzindo uma pesquisa em 27 países para explorar os perfis de trabalho como vocação e sua relação com possíveis prejuízos. No Brasil, a UFMG e a UnB são colaboradoras do projeto.
Como participar? Para contribuir com a coleta de dados brasileira, basta responder ao questionário do link a seguir. Sua participação é anônima e segura, seguindo todas as normas de proteção de dados. A resposta levará cerca de 20 minutos.
Por que participar? Com sua ajuda, podemos entender a complexa relação entre o contexto cultural e a ideia de carreira como vocação, o que pode gerar melhores práticas de Recursos Humanos. Sua resposta pode ajudar a melhorar o bem-estar de outros trabalhadores ao fomentar pesquisas científicas sobre o tema. Participe!
Referência: Duffy, R. D., Dik, B. J., Douglass, R. P., England, J. W., & Velez, B. L. (2018). Work as a calling: A theoretical model. Journal of Counseling Psychology, 65(4), 423–439. https://doi.org/10.1037/
Professora Silvia Miranda Amorim
Departamento de Psicologia
silvia-amorim@gmail.com
Deixe uma resposta