Trabalho e Psicologia

Sobre as perspectivas que tomam o trabalho como elemento central para compreender e intervir sobre a experiência humana

Sobre

O trabalho é um objeto complexo, atravessado por análises no campo da Economia, Sociologia, Política, Administração, Medicina, História e muitos outros. Afinal, é o pilar de sustentação da sociedade como a conhecemos e principal atividade social e cultural que desempenhamos por grande parte de nossas vidas.

No decorrer da história, com o desenvolvimento da Psicologia científica e de outras disciplinas, formou-se aos poucos o que pode se considerar um campo específico de compreensão e intervenção na relação entre trabalho, organizações e pessoas.

No meio da Psicologia, é comum nos referirmos a esse guarda-chuvas de estudos e práticas como Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional, Psicologia das Organizações e do Trabalho – POT (ou do Trabalho e das Organizações – PTO), Empresarial, Industrial, Social, dentre outras nomenclaturas que denunciam diferentes ênfases e posições teórico-metodológicas.

O trabalho, além do emprego formal, é uma atividade do sujeito consigo mesmo e com os outros, de afirmação no mundo em seus diversos contextos. No blog Trabalho e Psicologia você encontra textos, artigos, indicações de livros, matérias, documentários e entrevistas sobre as perspectivas críticas que tomam o trabalho como elemento central para compreender e intervir sobre a experiência humana.

Seja bem vindo(a)!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: