Recrutamento e Seleção: apontamentos da prática profissional

Recrutamento e Seleção: apontamentos da prática profissional

Nos dias 19 e 20 de março de 2019, ocorreu a II Mostra de Formação da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, evento que fez parte das comemorações dos 60 anos de contribuições da Faculdade de Psicologia. Em meio às diversas atividades da programação, oferecemos, eu e meus parceiros Rafael Nascimento de Castro e Rodrigo Padrini Monteiro, um minicurso de 04 (quatro) horas de duração com a temática “Recrutamento e Seleção: apontamentos da prática profissional”.

51567802_2243377742381032_5284190614655598592_n

O objetivo foi oferecer capacitação para que os participantes pudessem conhecer as ferramentas de gestão e compreender a importância das etapas para a captação eficiente de pessoas, como também disponibilizar uma visão prática dos processos de recrutamento e seleção, proporcionando um entendimento para além da teoria.

Foram abordados os motivos que desencadeiam um processo de recrutamento, dentre eles o desligamento, a aposentadoria, o aumento ou o remanejamento do quadro de pessoal. Além disso, discutimos experiências concretas das etapas de seleção, ou seja, o processo de escolha dos candidatos entre os recrutados.

Fomos felizmente surpreendidos pelo grande público, predominantemente composto por estudantes de psicologia, que interagiram, tiraram dúvidas e nos deram um retorno positivo na avaliação, demonstrando interesse por esse campo de atuação:

“Achei ótimo, propostas assim deveriam ser mais recorrentes na Universidade. Devemos valorizar a Psicologia Organizacional.” (Participante do minicurso)

“Acredito que é muito importante compartilhar essas informações. Novas ideias otimizam o trabalho, aperfeiçoam e proporciona crescimento. Parabéns Equipe!” (Participante do minicurso)

Durante a exposição do conteúdo, espaços foram abertos para troca de experiências e um tema que chamou a atenção diz respeito às práticas discriminatórias envolvendo o processo de recrutamento e seleção, infelizmente ainda presente nas organizações. Segundo Castro (2015):

[Existem discriminações] De gênero, de etnia, de condição sexual, diversas. Em alguns momentos, quando eu sentia que tinha abertura, eu me posicionava. Tenho um exemplo de um caso. Eu estava fazendo o processo seletivo junto com um gestor, uma gestora, na verdade, e uma analista de RH da empresa. E durante o processo, nós tínhamos sete ótimas candidatas e elas falaram que gostaram muito de todas as candidatas, mas elas não queriam contratar por serem mulheres. Ai nesse momento eu senti que tinha abertura e resolvi me posicionar. Falei: engraçado, né? Nós aqui, três mulheres, estamos falando que não vamos contratar mulheres. Assim, eu não consigo saber qual é o nosso papel – mulheres – na sociedade. (VERÔNICA citada por CASTRO, 2015, p.30 e 31).

Vale lembrar que, de acordo com a Lei Federal nº 9.029, de 13 de abril de 1995, artigo 1°:

Fica proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, ressalvadas, neste caso, as hipóteses de proteção ao menor previstas no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal (BRASIL, 1995).

A partir dessas inquietações, tivemos a oportunidade de esclarecer, orientar e reforçar o quanto o nosso papel é importante, como profissionais da área, para tentar eliminar quaisquer atos e/ou procedimentos que denotem discriminação e preconceito nos processos de recrutamento e seleção. Afinal, recrutar e selecionar é muito mais do que apenas “fechar vagas”.

Leia também:

Sugestões de leitura

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 3ª ed. São Paulo: LTr, 2001.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.029/95, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização, e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 17 abr. 1995.

CASTRO, Rafael Nascimento. Os desafios do psicólogo organizacional na realização das atividades que envolvem os processos de seleção de pessoas. Monografia (Conclusão de curso) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia, Belo Horizonte, 2015.

6 Comentários

Amanda Cândida Silva Publicado em21:40 - 07/04/2019

Nossa atuação e condução de ações precisa ser pautada em uma constante persuasão, no sentido de esclarecer aos envolvidos o necessário, para termos resultados pautados em ética e transparência.

Para isto, precisamos negociar com nossos superiores, pensando em agir de forma ética com os seres humanos que perpassam por nossa experiência profissional!

Por isto, digo, ser um profissional desta área é permear em conteúdo, experiência e personalidade com muita sutileza para racionalizar nossos desejos com nossas ações !

    Thiago Casemiro Mendes Publicado em13:10 - 17/04/2019

    Olá Amanda … Obrigado pela visita ao nosso Blog e pelo comentário! Com toda certeza o desafio é grande e por isso precisamos estar constantemente atentos em nossas práticas. Abraço!!!

Josiana Publicado em21:58 - 07/04/2019

Excelente texto! Creio ter sido um mine curso enriquecedor, ótimo em ver que temas como o preconceito foram discutidos, troca de conhecimento gera evolução.

    Thiago Casemiro Mendes Publicado em13:19 - 17/04/2019

    Olá Josiane… realmente o minicurso foi uma experiencia de troca muito positiva. Concordo com você que cada vez mais precisamos desses espaços para o diálogo e aperfeiçoamento de nossas práticas. Abraço e obrigado pelas visitas em nosso Blog.

Maila Cott Publicado em09:50 - 09/04/2019

Realmente recrutar é muito mais que preencher vaga e correção de teste pois a personalidade é dinâmica e o retorno desta correção é de extrema importância para a vida do sujeito, além do emprego.

    Thiago Casemiro Mendes Publicado em14:02 - 17/04/2019

    Oi Maila! Obrigado pelo seu comentário e pela visita ao nosso Blog. Abraço e volte sempre!

Deixe uma resposta