Viracasacas, AntiCast e alguns episódios sobre trabalho

Viracasacas, AntiCast e alguns episódios sobre trabalho

Há alguns meses, me tornei “o louco dos podcasts“. Isso mesmo. Descobri esses programas de rádio que não são programas de rádio, mas que parecem programas de rádio e, desde então, acompanho alguns religiosamente.

Para quem não sabe, podcast é tipo um programa de rádio (como eu disse), só que você ouve na internet, através do computador ou do celular, por exemplo, quando e onde quiser. Para os adeptos do transporte coletivo, como eu, é uma excelente opção. Você pode ouvir enquanto lava as louças, limpa a casa, dá banho no cachorro, cuida do jardim, desentope o vaso sanitário, entre outras tarefas domésticas.

No que diz que respeito ao trabalho, vou indicar alguns episódios de dois podcasts dos quais me tornei um admirador e simpatizante: o Viracasacas Podcast e o AntiCast. Ambos discutem sobre política, trabalho, direito, sociedade e muitas outras coisas.

Recentemente, com o aniversário de 200 anos de Karl Marx – filósofo, economista e revolucionário comunista – ambos os podcasts fizeram parcerias com a excelente Editora Boitempo e nos contemplaram com algumas participações sensacionais. Além disso, mudanças recentes no mundo do trabalho – reforma trabalhista, aumento do desemprego e terceirização irrestrita – fizeram com que o tema viesse à tona.

chuttersnap-318767-unsplash

Photo by chuttersnap on Unsplash

O pessoal do Viracasacas também convidou uma galera que está começando com o podcast Do Rio Que Tudo Arrasta, e que se propõe a discutir variadas tendências marxistas e psicologia. Para quem não sabe, nas linhas críticas da Psicologia do Trabalho, Marx é constantemente citado por abordar uma noção de trabalho enquanto elemento central na construção da cultura e do ser humano. Ou seja, conhecê-lo é fundamental.

“Precarização das relações de trabalho” não é papo para boi dormir ou chavão da esquerda. São conjunturas concretas que afetam diretamente o trabalho, os trabalhadores e a nossa própria atuação. Por isso, se informe.

Como cada episódio tem duração de cerca de 01h30min a 02h00min, você pode ouvir aos poucos. Não tenha pressa. Vamos às dicas:

Viracasacas

Nas palavras dos criadores: “O Viracasacas é um podcast de direito, atualidades, entretenimento, política, debate e tudo mais que der na telha. Nosso objetivo principal é sair da mesmice, da piadinha barata, do conteúdo óbvio. Em resumo: fazer algo para gente como nós”.

malte-wingen-701693-unsplash

Photo by Malte Wingen on Unsplash

AntiCast

Mais uma vez: “Comandado por Ivan Mizanzuk, o AntiCast fala sobre o que achar mais interessante, sempre prezando por uma visão crítica e questionadora. Política, arte, história e cultura digital são os temas mais explorados”.

  • Episódio #336 – Karl Marx: Vida e Obra – “Conta um pouco sobre sua vida e obra. Como era sua família? Qual o contexto em que ele viveu? O que o diferenciava dos socialistas do século XIX? E qual o legado de suas ideias?”
  • Episódio #337 – O(s) Marxismo(s) – “Uma conversa sobre Marx, desta vez falando sobre seu legado teórico”.
  • Episódio #310 – Trabalho Escravo no Brasil – “Comentam sobre a portaria do Trabalho Escravo que foi publicada no dia 13 de Outubro e derrubada alguns dias depois pela ministra do STF Rosa Weber.O que exatamente é o trabalho escravo contemporâneo? Quais eram os problemas da portaria? Quem a defendia? Por quê? O que deve acontecer no futuro?”.

Enfim…

Para quem se interessa pelas discussões que permeiam o tema “trabalho”, indiquei também – no blog Mais Uma Opinião – algumas leituras críticas da realidade, que possam fornecer algum fôlego dentre perspectivas dominantes que sufocam outras correntes, marginalizadas pelo tempo e pela história.

Leia também:

5 Comentários

Rodrigo Padrini Monteiro Publicado em15:18 - 13/09/2018

Republicou isso em Mais uma Opinião.

Larissa Publicado em23:15 - 17/05/2019

Os dois programas de podcast citados são excelentes! Eu os acompanho e super recomendo. Quero agradecer por este compilado! Eu estava procurando por um programa específico e, desta forma, eu o encontrei.
Abraços.

    Rodrigo Padrini Monteiro Publicado em07:12 - 18/05/2019

    Oi Larissa! Que bom que ajudamos! Esses episódios foram especialmente sensacionais. Abraços

Podosfera – Ouça Mais Podcasts Publicado em22:43 - 18/06/2019

Um podcast feito por trabalhadores do baixo meretrício da sociedade. https://soundcloud.com/user-794823886/radio-piao-podcast-2-escravidao-contemporanea

    Rodrigo Padrini Monteiro Publicado em07:32 - 19/06/2019

    Muito interessante! Ouviremos! Obrigado!

Deixe uma resposta